sexta-feira, 2 de julho de 2010

Antes de comprar um imóvel verifique o tamanho da garagem

Morar em um apartamento muitas vezes não é fácil, principalmente no que diz respeito à vaga na garagem, ou ela é pequena ou algum vizinho resolveu ocupá-la por alguns momentos. Aliás, os problemas relacionados a esse espaço só tendem a aumentar, principalmente quando o número de carros cresce na família.
O problema é que a maioria das vagas de garagens nos condomínios é de tamanho P ou M, já boa parte dos veículos são de tamanho G. Outro agravante é que muitos preferem estacionar seus veículos de qualquer maneira, inclusive sobre as faixas de demarcação, avançado na vaga ao lado, gerando um fila de carros mal estacionados.
O conselho de Carlos Samuel de Oliveira Freitas, advogado e Assessor Jurídico da PRIMAR ADMINISTRADORA é de que antes de comprar um apartamento, vá ao local e cheque a garagem para ver se ela é do tamanho adequado.
Caso isso não seja possível ou se o vizinho está na sua vaga e a conversa não adiantar, a solução é pedir ajuda para o síndico. “Para administrar essa situação, ele precisa executar, ininterruptamente, um grande trabalho de conscientização dos moradores e aplicar penalidades efetivas para o morador que insiste em atrapalhar seu vizinho de vaga”, afirma Freitas.
Uma boa saída para quase todos os casos é contratar uma empresa para 'redesenhar' ou remarcar as vagas na garagem, pois há uma melhor distribuição e aproveitamento do espaço. "Outra solução, não tão simples, é a contratação de manobristas, eliminando por completo a dificuldade em estacionar e o problema das chamadas vagas presas ou duplas”, diz Freitas.
Caso haja algum dano ao veículo, a responsabilidade não é do condomínio. “A responsabilidade pelos reparos no carro danificado é de quem causou a avaria. Se o morador prejudicado descobrir o ‘culpado’, deve procurar o diálogo. Não havendo solução, o jeito é procurar o Juizado Especial de Pequenas Causas”, finaliza Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário